Menu

Vacina contra meningite ACWY Disponível na CLIVPED VACINAS!

A Meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso (as meninges), e pode ser causada por vários tipos de microorganismos. As mais comuns são causadas por vírus, que são, em geral, de pouca gravidade. Já as causadas por bactérias são mais graves e muitas vezes letais. A principal bactéria causadora da doença é o meningococo, assim chamado por ter sido descoberto num caso de meningite, que é sua principal manifestação no ser humano. A meningite ACWY é uma delas.

Existem vários subtipos dessa bactéria. As denominadas por letras: A, B, C, W e Y são os principais. A transmissão é feita pela saliva, espirro ou tosse, então é como a gripe: muito difícil de se proteger completamente. Hoje no sistema público do Brasil, existe a imunização para a meningococo C, enquanto nas clínicas privadas existem vacinas que protegem contra os meningococos A, C, W e Y numa mesma vacina e outra especifica para meningococo B.

Como a meningite é difícil de identificar com rapidez, já que os sintomas são parecidos com o de várias outras doenças, como febre, dor de cabeça, confusão mental e, às vezes, rigidez na nuca, que é o sintoma mais específico, é considerada uma doença muito perigosa, sobretudo para os bebês. Por conta disso, é importante considerar a vacinação como algo primordial. Mas sempre que falamos de vacina pensamos também se pode causar alguma reação nas crianças. Se formos considerar os benefícios, as reações são poucas: um pouco de rubor, febre e dor no local e aplicação da vacina.

A orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é que a vacinação deve iniciar-se o mais precocemente, visto o risco da doença no primeiro ano de vida.