Menu

AMAMENTAÇÃO DURANTE A VACINAÇÃO – CLIVPED

Mamanalgesia é o ato de amamentar o bebê durante a aplicação de uma vacina injetável, por exemplo, como estratégia para acalmar e reduzir a dor. A OMS (Organização mundial de saúde) recomenda a prática da amamentação como estratégia de redução da dor durante a vacinação e diz em um de seus textos: – ” É conveniente amamentar durante ou imediatamente após a vacinação injetável.” Há também vários artigos científicos falando sobre o assunto há anos (Garcia, 2015; Tansky & Lindberg, 2010; Castro, 2012; Agarwal, 2011; dentre outros).

A dor durante a vacinação sempre foi uma preocupação da família e dos profissionais de saúde, pensando nisso a OMS publicou um documento que fala sobre a redução da dor durante a vacinação. Nós da Clivped vacinas procuramos estar sempre na vanguarda do conhecimento e queremos proporcionar o maior cuidado e carinho para todos os nossos pacientes.

Seguimos alguns pontos recomendados pela OMS.

• Os profissionais de saúde que aplicam vacinas devem estar bem informados e ter uma atitude calma e cooperativa. É preferível utilizar expressões neutras; “agora eu irei aplicar” do que “agora irei injetar ou vacinar”.

• É importante ter em conta a idade do lactente para colocar mãe e bebê em uma posição confortável. Quando se tratar de um lactente pequeno, é conveniente que esteja no colo de sua mãe.

• Não se recomenda a aspiração da seringa durante as aplicações intramusculares já que pode aumentar a dor.

• Quando se injetam várias vacinas de forma sequencial no mesmo momento, devem aplica-las primeiro a que causa menor dor e por último a mais dolorida. 

Além dessas medidas gerais, se recomendam outras medidas específicas para os lactentes e crianças pequenas, entre as abaixo:

• A pessoa mais próxima do bebê deve estar sempre presente durante e depois da injeção, é um direito da mãe/pai e do bebê. 

É conveniente amamentar durante a vacinação injetável ou imediatamente depois, sempre que não se fira costumes culturais locais. Infelizmente em alguns raros países amamentar em público pode ser um tabu ou causar constrangimento.

• É recomendável distrair as crianças menores de 6 anos com um brinquedo, um vídeo ou música.

Aqui na clivped vacinas a mamãe vacina o seu bebê amamentando! Amamentar durante a vacinação aqui é rotina! Já passou o tempo de segurar o bebê em cima de uma maca para vacinar não é mesmo?! 😁
Venha nos conhecer!

Clivped Vacinas Linhares
Laguna Center
Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 – Centro, Linhares – ES, 29901-627
(27) 99987-1203
(27) 3264-0035 | (27) 3371-2414
Como chegar na clivped Linhares:
https://goo.gl/maps/hePA6bMVu4Q2

Clivped Vacinas Colatina
Rua Bartovino Costa, 200, Villa Nova, Colatina – ES
CEP:29702-020
(27) 98155-6561
(27) 3721-7027
Como chegar na clivped Colatina:
https://goo.gl/maps/NYypHy9Q98o

www.clivped.com.br

Facebookfacebook.com/clivpedvacinas

Instagramwww.instagram.com/clivped_vacinas

www.aleitamento.com