Menu

Dengue

Pontos principais

Existe apenas uma vacina contra dengue licenciada pela ANVISA para ser utilizada no Brasil, a Dengvaxia® da Sanofi-aventis. Ela proteje contra os quatro subtipos do vírus (1, 2, 3 e 4). Pode ser aplicada dos 9 aos 45 anos de idade. São 3 doses com intervalo de 6 meses entre elas, em um ano você terá tomado todas as doses. A via de administração é subcutânea, praticamente não há dor na hora da aplicação.

A vacina possui os quatro subtipos do vírus de dengue enfraquecidos, portanto ela age estimulando as defesas naturais do corpo (sistema imunológico) a produzir suas próprias defesas contra a doença.

Antes de receber Dengvaxia®, informe ao seu médico ou enfermeiro se você ou sua criança:

  • está recebendo um tratamento imunossupressor (20mg ou 2mg/kg de peso corpóreo de prednisona ou equivalente por 2 semanas ou mais). Seu médico irá adiar a administração de

    Dengvaxia® até 4 semanas após você ter interrompido o tratamento.

  • apresentou qualquer problema de saúde após a administração prévia de quaisquer vacinas. Seu médico irá considerar cuidadosamente os riscos e benefícios da vacinação.

  • está recebendo tratamento com imunoglobulinas ou produtos hemoderivados contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma. É recomendado esperar por, pelo menos 6 semanas, e, preferencialmente, por 3 meses, após o fim do tratamento antes de administrar Dengvaxia®, para evitar neutralização do vírus atenuado contido na vacina.

  • A Dengvaxia® pode não ter um efeito ideal se for utilizada junto com medicamentos que suprimem o sistema imunológico, tais como corticosteroides, radioterapia ou quimioterapia.

  • A Dengvaxia® não deve ser misturada com qualquer outra vacina ou produto farmacêutico.

  • A Dengvaxia® não deve ser administrada em mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Se você:

  • está em idade fértil? você deve tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez por um mês após a administração de Dengvaxia®.

  • está grávida ou amamentando? Acredita que possa estar grávida ou está planejando engravidar?  Consulte o seu médico antes de utilizar Dengvaxia®.

Saiba mais:

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf

https://www.clivped.com.br