Menu

Vacina difteria, tétano, coqueluche acelular + Pólio – DTPa +IPV

Pontos principais

– É indicada para a vacinação contra difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida) e a poliomielite em pessoas com 3 anos ou mais de idade como vacina de reforço após o esquema primário de imunização. Age estimulando o organismo a manter sua própria proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a poliomielite.

– Pode ser administrada simultaneamente com a vacina hepatite B ou com uma dose da vacina papilomavirus humano recombinante, desde que em locais de injeção diferentes. De acordo com os guias de vacinação comumente utilizados, não existe razão para não administrar concomitante, desde que em locais anatômicos separados, pode também ser administrada com outras vacinas ou imunoglobulinas, uma vez que esta é uma vacina inativada.

 Esquema de doses:

– Crianças, adolescentes e adultos não vacinados anteriormente contra contra difteria, tétano, coqueluche com três doses de com DTP, DTPa ou dTpa ou dT ou com histórico vacinal desconhecido: três doses com intervalo de dois meses entre elas, sendo uma dose de dTpa-VIP ou dTpa e as seguintes com dT. A partir daí, reforços a cada 10 anos com dTpa-VIP ou dTpa. Na impossbilidade da vacina dT, todo o esquema pode ser feito com dTpa o dTpa-VIP.

– Crianças, adolescentes e adultos com esquema vacinal incompleto: completar o esquema com uma ou duas doses, sendo uma  dose com dTpa-VIP ou dTpa e as demais com dT. Na impossbilidade da vacina dT, todo o esquema pode ser feito com dTpa o dTpa-VIP.

– Crianças maiores, adolescentes e adultos com esquema primário de três doses completo: reforços de 10 em 10 anos com uma dose de dTpa-VIP ou dTpa.

Eventos Adversos: Febre, dor e vermelhidão local.

www.clivped.com.br

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf